Jaguar Land Rover inaugura fábrica em Itatiaia-RJ


Foi inaugurada nesta terça-feira (14) a fábrica da Jaguar Land Rover em Itatiaia, no Rio de Janeiro. Com investimento de R$ 750 milhões, a unidade fica às margens da Via Dutra e ocupa uma área de 60 mil metros quadrados. Segundo a montadora britânica, serão gerados 1 mil empregos diretos e indiretos.

A capacidade será de 24 mil veículos por ano, mas o início será com 70% da capacidade. A prioridade são os dois modelos mais vendidos no país atualmente - o Range Rover Evoque e o Discovery Sport -, mas a empresa não descarta outras possibilidades, já que a planta é totalmente flexível em sua produção.

A expectativa é que os primeiros veículos nacionais cheguem até o fim deste mês à rede de concessionárias. Por enquanto, não há planos no curto prazo para montar modelos da Jaguar.
Segundo a empresa, os automóveis produzidos no país não terão qualquer diferença em comparação aos fabricados na Inglaterra. E os preços também serão os mesmos.

Crise do setor
Mesmo com a queda nas vendas do setor no país, a Jaguar Land Rover acredita que o mercado brasileiro possui  grande potencial de crescimento.
"'Apesar desse momento difícil que com certeza afeta um pouco a credibilidade aos olhos do investidor estrangeiro, confiamos nas instituições do Brasil. O país tem uma população jovem, trabalhadora, um mercado consumidor em expansão. Nosso objetivo é conquistar o brasileiro", afirmou Gabriel Patini, diretor de marketing e produto.

 

Nacionalização
No processo de montagem, fornecedores nacionais parceiros da montadora britânica serão responsáveis por fabricar bancos, vidros e sistema de escapamento. O motor é importado da Inglaterra e não tem previsão de ser nacionalizado.

"A abertura de novas instalações de alta tecnologia da Jaguar Land Rover no Brasil representa o mais recente e emocionante marco na nossa expansão global. A Land Rover já é líder de mercado no Brasil na categoria de utilitários esportivos (SUVs) premium respondendo por 33% de todas as vendas nesse segmento”, disse o diretor-executivo de manufatura global, Wolfgang Stadler.

Durante a cerimônia, que contou com a presença de autoridades municipais, estaduais e do governo federal, a empresa anunciou a ação My Land. Será uma expedição por todo país com os primeiros veículos Range Rover Evoque e Discovery Sport produzidos em Itatiaia.
A região já possui outras três fábricas no setor: a da Nissan e a da MAN, marca de caminhões pertencente ao Grupo Volkswagen, ambas em Resende, e a da Peugeot Citroën, em Porto Real.
 
















Educação
No mesmo local foi inaugurado o primeiro centro educacional da Jaguar Land Rover fora da Europa. A unidade vai abrigar uma série de atividades extracurriculares para até 12 mil crianças matriculadas em escolas da região.

A gestão da unidade será compartilhada com o Senai. O objetivo é dar seguimento ao programa “Inspiradores do Amanhã”, lançado em 2015 e que já formou mais de 100 alunos. Deste total, 12 foram contratados para trabalhar na fábrica de Itatiaia.

“Estamos orgulhosos dos fortes laços que estabelecemos com as comunidades próximas de todas as nossas fábricas existentes — e o mesmo acontece aqui no Brasil. Nosso EBPC (Centro Educacional) é apenas um passo que estamos dando para entregar programas educacionais interessantes a crianças de diversas idades. A nossa ambição é incentivá-los a considerar uma carreira na indústria automotiva no futuro”, explicou Wolfgang Stadler.

Vídeos sobre a montadora e alguns de seus lançamentos podem ser vistos aqui

Fonte:G1 




Share on Google Plus

About Raphael Arizio

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário