BMU: Oficialmente anunciada a volta do Brasil Metal Union



Após dez anos da última edição do festival Brasil Metal Union, o produtor Richard Navarro quebrou o silêncio gravando um vídeo em que fala sobre a parada repentina do "BMU" em 2006. Além disso, anuncia duas novidades sobre a marca, que durante seis anos simbolizou o maior evento já dedicado ao Metal nacional.




"Há anos tenho vontade de voltar a fazer algo efetivo pelo cenário underground, que até um tempo atrás estava atravessando uma fase delicada, apesar de ter tantas novas bandas de alto nível e algumas das antigas retomando as atividades. Então, a ideia mais viável que me ocorreu, dentro da minha realidade atual, foi usar a força que a marca ‘BMU’ conquistou no passado para criar um site em prol do Metal nacional. Como este ano completou uma década da última edição do festival, achei que seria um momento bastante simbólico para lançar este projeto", comentou Navarro.

Segundo Navarro, o objetivo inicial seria fazer algo parecido com o ‘Metal Archives’, que traz bandas de Metal de todo o mundo. "A ideia seria mais ou menos como a do Metal Archives, mas que fosse 100% dedicado às bandas brasileiras de Heavy Metal e subgêneros. Basicamente, uma vitrine com grupos de Metal de todo país para servir de referência e fonte de consulta para produtores de shows, imprensa e público", explica. "Muitos só conhecem Angra e Sepultura, ou no máximo Krisiun, Viper, Korzus e Dr. Sin. Assim, é uma oportunidade de descobrirem que existem mais bandas tão boas quanto estas consagradas", acrescenta.

O produtor revela que o cadastro não está completo, mas conta com cerca de 500 bandas nacionais cadastradas, todas no mesmo padrão e direito a mesmo espaço. "Fizemos contato direto com a imensa maioria, para solicitar dados e imagens, então foi um trabalho e tanto. Tivemos o cuidado de inaugurar o site com ao menos 1 representante do Metal de todos os 27 estados brasileiros. A intenção, a partir de agora, é completar com as outras bandas que desconhecemos ou simplesmente ainda não conseguimos cadastrar."

Para a elaboração e cadastro das bandas, Navarro conta que teve ajuda de Julio Feriato (Heavy Nation), além da colaboração de assessores de algumas das bandas. "Além destes, outras pessoas que fomentam a cena Metal de algumas regiões contribuíram indicando bandas e enviando material", diz. "É um site bem simples, mas honesto, e feito com paixão. Ainda vamos complementar e fazer melhorias ao longo do tempo, mas estou bastante orgulhoso de finalmente conseguir lançar este projeto. Minha intenção é tornar este um ‘centro de utilidade pública’ para a cena underground, reunindo as bandas nacionais, as valorizando e fortalecendo a cena. Ou seja, o mesmo espírito que o festival sempre pregou", completa.

O produtor do BMU espera que o site funcione como benfeitoria ao cenário do Metal nacional, mesmo que de forma simbólica ou indireta. "Espero que as bandas e público aprovem essa iniciativa, que é apenas um primeiro passo das muitos outros projetos antigos que eu pretendo colocar em prática, como uma cooperativa de bandas."

Para celebrar o lançamento do site e os 10 anos do último BMU, o produtor anuncia sua volta às produções: "Há cerca de dois anos fui a um show de bandas nacionais no Clash Club e contei ao menos umas seis pessoas usando camisetas de diferentes edições do BMU. Aquilo mexeu bastante comigo. Depois de tantos anos, a galera ainda usar a marca BMU para ir prestigiar um evento de Metal nacional. Desde então, venho com essa vontade de voltar, e acho que este é o melhor momento para fazer um show, nem que uma edição comemorativa e pontual", revela. "Se o público e as bandas estiverem nessa comigo, acredito que o festival pode voltar para valer! Vontade e amor pelo Metal nacional nunca faltaram e nem faltarão", conclui Richard Navarro.

Para saber mais sobre a história do BMU, bandas brasileiras e as novidades sobre a possível volta do maior festival de Metal nacional do Brasil, acesse:www.brasilmetalunion.com


Share on Google Plus

About Redação Portal

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário