Dia Nacional da Doação de Órgãos é lembrado em Barra Mansa



Embora o trabalho de conscientização sobre a importância da doação de órgãos seja realizado durante todo o ano, em setembro, mês em que é comemorado o Dia Nacional da Doação de Órgãos, as ações são intensificadas. A Santa Casa de Barra Mansa, por meio da OPO Barra Mansa (Organização de Procura de Órgãos), e o Banco de Olhos de Volta Redonda realizaram nesta terça-feira, dia 27, um evento de conscientização da família em relação à doação de órgãos. Uma tenda foi montada ao lado da entrada principal do hospital e panfletos informativos foram distribuídos. Uma equipe especializada tirava dúvidas de quem passava pelo local.

Dúvidas como a da pensionista Albertina Rocha, que aos 85 anos não sabia se poderia doar órgãos. “Fiquei feliz em saber que se meus órgãos estiverem saudáveis ainda posso ser uma doadora”, comentou. De acordo com o Programa Estadual de Transplantes (PET), o grande desafio do RJ é a conscientização da população: no primeiro semestre de 2016, houve aumento da taxa de recusa familiar - de 42% para 48%. Ou seja, quase a metade das famílias que poderiam autorizar, recusaram a doação.

Em 2015, a OPO Barra Mansa realizou 81 captações de órgãos. Este ano, já foram 79, sendo a maioria de ossos – 29 captações. Só em 2016 a equipe enfrentou 12 negativas de familiares de possíveis doadores. “Por isso, ações de conscientização são tão necessárias. Não basta a pessoa querer em vida ser um doador, tem que deixar isso claro para a família, pois é ela quem vai dizer o sim”, exclamou o provedor da Santa Casa de Barra Mansa, Jair Fusco.


OPO - Inaugurada em abril de 2015, a OPO Barra Mansa, que funciona na Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa, tem o intuito de implementar e levar à população,  políticas que visam o estímulo à doação e ao transplante  de órgãos na região. Formada  por cinco enfermeiros e um médico coordenador, todos treinados em todas as fases do processo de doação e transplante, a equipe trabalha em esquema de plantão por 24 horas por dia e 7 dias da semana.
Share on Google Plus

About Redação Portal

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário