Médica lança livro infantil no Espaço Z, em Resende












Ensinar para a criança de forma lúdica e educativa toda a anatomia do sistema digestório humano que é responsável por tirar dos alimentos ingeridos todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo e a proposta da médica gastroenterologista de Resende, Luciane Cardoso de Moura. 

Ela lança, neste sábado, dia 17, seu primeiro livro infantil intitulado “Aonde foi o meu sorvete?”. A tarde de autógrafos será às 16 horas, no Espaço Z, localizado no Centro de Resende, na esquina da Avenida Gustavo Jardim com a Rua Pintor Nunes de Paula. O livro tem a proposta de ensinar de forma lúdica e educativa para as crianças com idade de 2 a 9 anos, a anatomia do sistema digestório humano. A médica conta que a ideia surgiu no ano passado após uma brincadeira com os filhos Gabriel, de seis anos e Lucca, de dois anos.

“Estávamos almoçando quando o Gabriel apresentou dificuldade para comer. Para chamar sua atenção para a refeição, iniciei uma brincadeira explicando a ele e ao Luca o trajeto da comida, desde o momento que o alimento entra na boca e segue até fazer a digestão completa”, explicou Luciane. A médica, que mora em Resende desde os nove anos, conta que a partir da brincadeira com os filhos teve a ideia de escrever o livro para levar conhecimento as crianças de uma forma mais divertida e, ainda reforçar a importância de fazer uma boa alimentação. “A proposta do livro foi também para alertar as crianças a importância de ter uma alimentação saudável e sobre o que acontece com o que você come. Vale lembrar que a maioria das doenças dispépticas são causadas pela má alimentação. Por isso, veio este projeto do livro infantil para ajudar os pais a educarem as crianças a pensarem no que se come e que esta alimentação é importante para proporcionar energia para nosso corpo”, ressalta.


A história começa quando a mãe está com os dois filhos na cozinha quando eles saboreiam um sorvete. “O filho mais velho questiona a mãe sobre o que acontecia com o alimento que comia. A partir desta pergunta se desenvolve a história quando a mãe explica todo o trajeto do alimento no sistema digestório até virar coco”, disse Luciane, que utilizou uma linguagem simples e até montou o sistema digestório com materiais recicláveis para facilitar a compreensão da criança. “É uma história simples, direta e visual. Montei a ilustração do sistema digestório utilizando materiais reciclados como um tubo de papel higiênico, uma bola murcha e um sifão de pia de cozinha. Com os rolos de papel higiênico reproduzi o esôfago, a bola murcha representei o estômago e com o sifão o intestino. Assim consegui não só explicar como ainda chamar a atenção das crianças. 

A partir deste momento meus filhos não tiveram mais tanta dificuldade na hora das refeições”, descreve a médica. No final do livro, existem recortes do desenho do tórax e abdome de uma criança, apresentando a boca, esôfago, estômago e intestino para reforçar o aprendizado dos leitores mirins. “Desta forma os pais junto com as crianças poderão ficar todo o aprendizado da leitura do livro”, explica a escritora. Luciane convidou a ilustradora Bruna Assis Brasil para fazer toda a ilustração do livro, que teve pré-lançamento no último dia 03, na 24ª Bienal do Livro de São Paulo e também em Portugal. 

“Aonde está o meu sorvete” está sendo comercializado no Brasil, a princípio nas livrarias: Cultura, Saraiva, Travessa, Blooks, Galileu, Janina, Easy Books e Chiado. Em Portugal a publicação pode ser encontrada no Clube Literário da Editora Chiado. Já na internet, o livro pode ser adquirido no site da Wook, Bertrand e FNAC.





Share on Google Plus

About Redação Portal

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário