Sicomércio-VR abre inscrições para Curso de Cuidador de Idoso

Formação profissional abrange atendimentos feitos em casa,

 clínicas de cuidados, asilos e outros tipos de serviços para 

pacientes em tratamento fora de hospitais.


Imagem: Divulgação/Freepic

O Sindicato do Comércio Varejista de Volta Redonda, o Sicomércio-VR, conseguiu trazer para a cidade, o curso com formação profissional para Cuidador de Idoso, que abrange também pacientes de todas as idades acamados ou em recuperação em casa, clínicas de cuidados, asilos e outros tipos de serviços em saúde para pacientes em tratamento fora de hospitais. O curso é de graça e foi pensado com base na projeção de crescimento da população idosa no Brasil que deve crescer quase 1,5 milhão por ano até 2050, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, passando dos 66 milhões de idosos.

O curso, que terá duração de seis meses, é uma parceria com a Federação do Comércio do Estado do Rio, a Fecomércio-RJ, e terá certificação do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), onde as aulas serão ministradas, no Aterrado. As inscrições podem ser feitas até o dia 21/11, no Sicomércio-VR, na Rua Bernardo Ferraz, 383, também no Aterrado. Informações pelo telefone (24) 3343-1330. As aulas começam no dia 23 de novembro e seguem até 5 de maio de 2017.


Segundo o presidente do Sicomércio-VR, a entidade viu no curso uma oportunidade de qualificar uma mão de obra cada vez mais necessária, ampliando o mercado de prestação de serviços na área de saúde. “Muitas pessoas já trabalham cuidando de idosos e de pessoas que precisam de curativos e outros atendimentos em casa, mas muitas delas não foram treinadas para trabalhar com esse tipo de serviço. O que queremos é preparar melhor essas pessoas, dar oportunidade de profissionalização”, comentou.

O diretor do Sicomércio-VR, Paulo Biajoni, que sugeriu a ideia de trazer o curso, reforçou que a grade curricular tem temas importantes a serem oferecidos desde a parte prática, passando pelo comportamento desse profissional, até como deve ser colocado preço para esse tipo de serviço. 

“A população da terceira idade só tende a crescer com o aumento da expectativa de vida, mas é fundamental que para que também haja qualidade de vida para os nossos idosos, eles possam receber cuidados de pessoas treinadas, qualificadas, ou seja, capacitadas para esse tipo de trabalho. Além disso, existem muitas pessoas que passam por algum tipo de problema de saúde e se recuperam em casa que também contratam esses profissionais. É um mercado que vem crescendo, mas que é preciso ter dom, porque quem escolhe ser cuidador, precisa lembrar que vai trabalhar com vidas”, explicou.

QUEM PODE FAZER: 

Ter pelo menos o Ensino Fundamental II (6ª ao 9º ano) completo e, no mínimo, 18 anos completos.


COMO SE INSCREVER 

As inscrições podem ser feitas até o dia 21/11, no Sicomércio-VR, na Rua Bernardo Ferraz, 383, também no Aterrado. Informações pelo telefone (24) 3347-1330. As aulas começam no dia 23 de novembro e seguem até 5 de maio de 2017.

DOCUMENTOS: 

O candidato deverá também apresentar os seguintes documentos: cópias e originais de identificação com foto, CPF, comprovante de residência, título de eleitor ou comprovante de quitação da última eleição e comprovante de escolaridade. 

DETALHES DO CURSO: 
O curso faz parte do Programa de Qualificação Profissional do Senac, com duração de 160 horas presenciais, para pessoas interessadas em atuar profissionalmente como cuidadores de idosos em casas de repouso, clubes da terceira idade e acompanhamento particular. O profissional será capacitado para auxiliar idosos que apresentam limitações em realizar as atividades e tarefas da vida cotidiana, fazendo elo entre o idoso, a família e serviços de saúde ou da comunidade, observando possíveis alterações no estado geral e promovendo atividades de entretenimento, visando melhor qualidade de vida. O cuidador será treinado para cuidar da higiene pessoal do idoso e do ambiente, considerando princípios de saúde e segurança. As informações completas sobre a formação deste profissional podem ser obtidas na íntegra no site www.sicomérciovr.com.br.

O curso de Cuidador de idosos tem professores com experiência profissional significativa em assistência ao idoso, bem como conhecimentos sobre as bases tecnológicas tratadas durante o curso. Além disso, deve possuir formação e ou especialização em Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Educação Física ou Terapia Holística.





Share on Google Plus

About Redação Portal

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário