Comerciárias já podem contar com Secretaria da Mulher



 

As comerciárias dos municípios de Resende, Itatiaia e Porto Real já contam com a Secretaria da Mulher. No último dia 11de janeiro, o Sindicato dos Empregados do Comércio fundou a secretaria com o objetivo é o de assegurar os direitos das trabalhadoras de sua base territorial. A reunião de fundação aconteceu, na Sala de Capacitação do Sindicato, localizada no 5º andar do Resende Shopping, sala 511, no Centro de Resende. Participaram o diretor Sindical Marco Aurélio Ribeiro, o secretário do Sindicato Flávio Moreira e os membros da Secretaria.

Com o respaldo da Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (FECERJ), a qual o Sindicato é filiado, a Se­cretaria da Mulher tem à frente a dirigente sindical e comerciária Si­mone Pacheco de Mattos. A Secre­taria também será integrada pela representante do setor de super­mercados, Ana Maria Fernandes; dos shoppings, Ana Paula Lima; do Sindicato dos Comerciários, Heidi de Souza Dias; das lojas de rua, Isabel Cristina da Silva Prado e Maria Aparecida da Cruz; dos shoppin­gs, Miriam Maria Silva Batista; além da assessoria Jurídica, advogada Rita Ribeiro. “Toda a diretoria foi escolhida a dedo para que cada empregado te­nha representatividade em determi­nado setor do comércio, por exemplo, lojas de ruas, shoppings, supermer­cado, sindicato, entre outros”, explicou o diretor Marco Aurélio Ribeiro, que acompanhou todo o processo de implantação da Secretaria da Mulher.

A diretora Simone Pa­checo de Mattos destaca que a Secretaria da Mulher é de suma importância, tanto para garantir os diretos das comerciárias como também tra­tar de assuntos ligados ao gênero feminino. “Atualmente, 70% dos postos de trabalho da nossa base territorial do Sindicato é formada por comerciárias. A ideia da Se­cretaria é garantir os diretos das comerciárias com o objetivo de defender a igualdade de gênero dentro do mercado de trabalho. Assim, estaremos promovendo de forma mais assertiva a deliberação de prerrogativas específicas para as mulheres dentro da convenção, uma vez que a maioria dos diretos que existem são para os homens pelo fato de nossa sociedade é mais masculinizada”, defende Si­mone, ressaltando que a Secreta­ria da Mulher vai defende os direitos as Leis Trabalhistas; Saúde, Informação e Capacitação.
Simone também informa que a Secretaria vai tratar de questões ligadas ao empoderamento femi­nino. “A mulher ocupa um papel importante na sociedade e tam­bém no mercado de trabalho. No entanto, muitas ainda não sabem a força que têm. Precisamos fazer um trabalho de conscientização com as mulheres. A Secretaria da Mulher quer com a ajuda da Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços dos Esta­dos Rio de Janeiro e Espírito San­to, ser um canal de comunicação e de participação das comerciárias, promovendo ações e debatendo temas diversos do universo femi­nino e do cotidiano”, salienta. 


 


Para a Simone a Secretaria da Mulher vai ajudar na qualificação profissional das mu­lheres. “Nossa intenção também passa pela capacitação das mu­lheres com cursos mais direciona­dos as nossas trabalhadoras que também querem se desenvolver e crescer na área profissional. Afinal, nós conseguimos fazer uma tripla jornada cuidando da família, da casa e ainda sair para trabalhar”, comenta a secretária, lembrando que as empresas também já têm um pensamento mais positivo sobre a mulher trabalhadora. “Pelo o fato de nós realizarmos nossos traba­lhos com destreza, mesmo tendo uma tripla jornada, nos últimos anos, as empresas no setor do co­mércio estão reconhecendo nosso trabalho e começaram a delegar funções que há pouco tempo só eram dos homens como, por exem­plo, a gerência. No entanto, quere­mos aumentar ainda mais a partici­pação das mulheres nestes postos de trabalho. Para isso, queremos ajudar na qualificação profissional mais específica”, completa.
Share on Google Plus

About Redação Portal

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário