Dagaz leva ‘Cinestesia’ a escola de Quatis


O município de Quatis será o primeiro deste ano a receber o projeto ‘Cinestesia’, do Instituto Dagaz, na versão para as escolas. Nesta quarta-feira, dia 15, alunos da Escola Municipal Maria Helena Rafael de Elias, no Centro, vão assistir aos filmes ‘Vida Maria’ e ‘Abraço de Maré’. O projeto, patrocinado pela CCR, CCR NovaDutra e MRS Logística, exibirá três sessões, ao longo do dia, para alunos do 6º, 8º e 9º anos.

A coordenadora do ‘Cinestesia’, Marise Vieira, considerou que o projeto teve um bom retorno das escolas onde houve exibição cinematográfica e acredita no sucesso também desta edição. “O projeto em 2016 foi muito bem aceito pelos alunos e teve um excelente retorno das escolas e, nesse ano, estamos retornando o atendimento a pedido da coordenação pedagógica da Secretaria de Educação de Quatis”, afirmou.

O curta-metragem ‘Vida Maria’ produzido por Márcio Ramos busca abordar com os jovens a quebra dos ciclos de vidas rotineiras. A personagem Maria José é uma menina se diverte aprendendo a escrever o nome, mas é obrigada pela mãe a abandonar os estudos e começar a cuidar dos afazeres domésticos e trabalhar na roça. Enquanto trabalha, ela cresce, casa e tem filhos e depois envelhece e o ciclo continua a se reproduzir nas outras Marias suas filhas, netas e bisnetas.

Já o documentário ‘Abraço de Maré’, apresenta o dia a dia de quem mora em um centro urbano, sempre atribulado. Enquanto isso, a obra mostra a realidade de cinco pessoas que vivem em sintonia entre a natureza e a cidade. O filme exibe a história de uma família ribeirinha, que mora numa casa de taipa, às margens do Rio Potengui. A reflexão promovida pelo ‘Abraço de Maré’, é essa dualidade e o quanto pode estar mais próxima do que se imagina e não tão distinta do cotidiano.

Cronograma
Na próxima sexta-feira, dia 17, o ‘Cinestesia’ fará uma participação especial na Semana da Poesia de Volta Redonda, a partir das 13 horas, na Biblioteca Municipal Raul de Leoni, com o documentário ‘Fala Tu’. A primeira participação do Dagaz através do ‘Cinestesia’, este ano, foi na abertura da Semana da Diversidade de Barra Mansa, no dia 8 de março, e na comemoração dos 127 anos de Barra do Piraí, no dia 10. Já nas escolas, as próximas cidades que vão receber o projeto serão Pinheiral e Porto Real.

Cinestesia
O projeto ‘Cinestesia’ consiste na exibição cinematográfica, que inicialmente era realizado em espaço fixo, no Condomínio Cultural do Instituto Dagaz, em Volta Redonda. Desde 2014, a iniciativa passou a ser itinerante e, atualmente, oito municípios são atendidos: Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende e Volta Redonda.

O Criaad (Centro de Recursos Integrado de Atendimento ao Adolescente) e o Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas) também fazem parte do público assistido pelo projeto. O ‘Cinestesia’ é considerado muito mais do que um polo de exibição cinematográfica, pois entendemos que a função do cinema vai muito além do entretenimento, sendo uma poderosa ferramenta para a transformação social por fazer pensar, provocar o desenvolvimento de uma consciência e de um senso crítico.

O projeto tem, basicamente, um público alvo específico: estudantes da rede de ensino da educação básica, estudantes do ensino médio e alunos do EJA. Nas apresentações em praças públicas as exibições são estendidas para todas as idades. O objetivo do ‘Cinestesia’ é criar espaços abertos ao diálogo e a troca de ideias a partir da exibição de filmes, documentários, curtas e médias metragens, não comerciais.

Instituto Dagaz

O Instituto Dagaz é uma associação sem fins lucrativos, atua desde 2009 com sede em Volta Redonda, certificado pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e reconhecido como Ponto e Pontinho de Cultura. O Instituto beneficia cerca de oito mil pessoas mensalmente. Suas ações, atividades, eventos e programas proporcionam o desenvolvimento sociocultural buscando uma comunidade consciente de sua força e poder quanto cidadãos. 
Share on Google Plus

About Redação Portal

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário