Músico do Projeto Música nas Escolas é selecionado para curso de regência com Isac Karabtchevsky

Werley Nicolau está entre os 40 selecionados a participar do curso de regência do maestro considerado um dos ícones vivos do Brasil.
Exibindo werley_nicolau_com_a_osbm_juvenil (1).JPG

Um dos primeiros alunos do Projeto Música nas Escolas, o trompista e regente da OSBM Juvenil, Werley Nicolau, participa, a partir desta terça-feira, de duas semanas de intenso aprendizado com o maestro Isac Karabtchevsky. O músico foi um dos 40 selecionados do curso de regência, sob o comando de Isac Karabtchevsky, um dos mais importantes maestros nacionais, que acontece na sede da Orquestra Petrobrás Sinfônica, na Fundição Progresso. Ao final do curso, os alunos regem a Orquestra Sinfônica Cesgranrio, na Sala Cecília Meireles.

Músico do Projeto Música nas Escolas desde o início, Werley começou como aluno, foi monitor e professor de trompa. Apaixonado por música, o trompista se graduou em Música, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde despertou ainda mais para a regência. Além de maestro da OSBM Juvenil, Werley é trompista da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e da Banda Marcial, ambas do Projeto Música nas Escolas.

No início de sua trajetória musical, Werley escolheu a trompa como instrumento, mas logo as atividades do maestro começaram a despertar o interesse do músico e estar à frente de orquestras e bandas passou a ser um de seus objetivos.

-Sempre fui muito observador e ficava olhando o gestual  dos maestros, como agiam com os músicos e isso me incentivou. Durante minha licenciatura em Música, pela UFRJ, fiz três semestres da disciplina de regência com a professora Patrícia Costa. Tudo isso me despertou para a regência. Inclusive, já convivi e observei muito o trabalho do maestro Isac Karabtchevsky, quando a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa atuou como orquestra residente do seu curso de regência, na MIMO – fala Werley sobre seu encantamento pela regência.

Exibindo werley_nicolau_com_a_osbm_juvenil (2).JPG

Atualmente, Werley é o regente da Orquestra Sinfônica Juvenil de Barra Mansa, prática que foi determinante para ser escolhido para participar do curso de Isac Karabtchevsky. Werley enviou um vídeo regendo a OSBM Juvenil para a comissão organizadora do curso, que o selecionou.

-O júri do curso de regência analisa o gestual, o comportamento do maestro, e verifica se ele está apto para participar da formação. Enviei um vídeo regendo a OSBM na interpretação de uma obra de Fabrício Rodrigues, que também integrava o Projeto Música nas Escolas. Com o mesmo vídeo fui selecionado para participar do Festival Música nas Montanhas, em Poços de Caldas, em janeiro deste ano -  disse Werley.

Nesta terça-feira, 21 de março, Werley passa ainda por uma segunda fase dentro do curso, que seleciona os 12 maestros que serão orientados diretamente por Karabtchevsky. Os alunos que não forem selecionados nesta fase continuam participando do curso, como ouvintes, absorvendo o conhecimento de Karabtchevsky. O curso se encerra no dia 01 de abril, com a Orquestra Sinfônica Cesgranrio sendo regida pelos alunos, na Sala Cecília Meireles.

Exibindo werley_nicolau_com_a_osbm_juvenil (3).JPG

O Projeto Música nas Escolas
O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa é considerado um modelo de formação e educação musical no país. Mantido pela Prefeitura Municipal de Barra Mana, o Projeto Música nas Escolas atende a todas as escolas públicas municipais da cidade com processo de educação musical, que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. Desde o início, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa.

Além disso, o projeto é patrocinado pelo Instituto CCR e CCR NovaDutra, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. O projeto também recebe o apoio da Saint Gobain.
Share on Google Plus

About Redação Portal

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário