Orquestra Sinfônica de Barra Mansa interpreta valsas e danças clássicas no concerto de abril do Clube Municipal

A força da dança húngara e a importância da valsa são lembradas no concerto deste mês da OSBM, no Instituto Cultural Municipal.

Exibindo osbm_credito_fabricio_rezende  (3).jpg
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa revive nesta quarta-feira, 26 de abril, os tempos de grandes bailes do Clube Municipal. No concerto deste mês, no Instituto Cultural Municipal, a orquestra traz para Barra Mansa um programa repleto de valsas e danças húngaras. O concerto gratuito acontece a partir das 20h.

A OSBM é um dos grupos do Projeto Música nas Escolas que, além de levar a educação musical a todas as escolas de Barra Mansa, também promove a disseminação da música na cidade. O projeto e a orquestra são mantidos pela Prefeitura Municipal de Barra Mansa.

O concerto “Souvenirs da Europa – Valsas e Danças” apresenta  obras de Brahms, Strauss Jr, Tchaikovsky e Dvórak. Todo o programa é composto por músicas que mudaram o cenário musical de sua época. As valsas são representativas dos grandes bailes aristocráticos, compostas especialmente para estes momentos, mas muito reprimidas na época pelo excessivo contato físico.

Já o ritmo contagiante das danças húngaras inspirou muitos compositores eruditos, como Brahms, que, mesmo reconhecido por suas sinfonias, foi consagrado por suas composições inspiradas nestas danças. Na noite do Clube Municipal, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa interpreta algumas destas composições inspiradas nas danças húngaras, dando um aspecto festivo ao concerto. 

Para esta noite emblemática e de recordações, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, sob regência de seu diretor artístico, Vantoil de Souza, recebe a violinista Maressa Portilho, como solista convidada. A violinista foi uma das primeiras alunas do Projeto Música nas Escolas e integrou a OSBM até 2012.

Maressa foi violinista do Quarteto da Guanabara e aluna na Escola de Música da UFRJ, na classe do professor Daniel Guedes. Atualmente é membro da Academia da OSESP, tendo como professor Emmanuele Baldini. A violinista acaba de retornar de Miami, onde participou do Projeto Side by Side, com a New World Symphony, sob a regência de Michael Tilson Thomas. Maressa foi a única violinista brasileira aprovada para o projeto. Antes, havia participado, ainda este ano, do Festival Diotima Academy, na França, com o Quarteto da Academia OSESP.

OSBM  no Instituto Cultural Municipal
Além das apresentações por diferentes locais do país, em 2017, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa passou a ter duas temporadas fixas em sua cidade natal, e, portanto, dois palcos para suas apresentações. A estreia no Instituto Cultural Municipal aconteceu em março, quando a OSBM celebrou a associação do maestro Daniel Guedes e o aniversário do mesmo.
A orquestra tem cumprido uma extensa agenda de apresentações. No último domingo, 23 de abril, a OSBM teve a honra de se apresentar no templo da música no país, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Em maio, antes dos concertos em Barra Mansa, a OSBM se apresenta na Sala Cecília Meireles, também no Rio, no domingo, dia 7.  

Projeto Música nas Escolas e a disseminação da música em Barra Mansa
O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa, da qual a OSBM faz parte, atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical, que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. Desde o início, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa.
Além disso, o projeto é patrocinado pelo Instituto CCR e CCR NovaDutra, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. O projeto também recebe o apoio da Saint Gobain.

Serviço:
Souvenirs da Europa – Valsas e Danças
Data: 26 de abril (quarta-feira)
Horário: 20 horas
Local: Clube Municipal de Barra  Mansa
Regência: Vantoil de Souza
Solista: Maressa Portilho, violino
Programa:


O Morcego - Johann Strauss Jr
Dança húngara nº 5 - Johannes Brahms 
Valsa das Flores - Piotr Ilitch Thchaikovsky
Czardas para violino e orquestra - Vittorio Monti 
Danças Eslavas nº 8 - Antonín Dvoráck 
O Danúbio Azul - Johann Strauss Jr
Share on Google Plus

About Redação Portal

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário