Vereador promove mutirões de limpeza em Barra Mansa

Sete caminhões com entulho e lixo foram retirados de área embaixo do Viaduto Antônio de Aguiar Marins, em Saudade; moradores eram expostos a animais peçonhentos e riscos à saúde

Exibindo comunidade saudade mutirao lixo.jpg

O vereador Marquinho Pitombeira (PSDB) e sua equipe de trabalho têm promovido uma série de mutirões de limpeza em Barra Mansa. O último ocorreu no sábado, dia 22, nas ruas Prefeito João Luís e Chefe Oliveira Barbosa, em Saudade. No local, havia um montante de lixo e entulho debaixo do Viaduto Antônio de Aguiar Marins que incomodava os moradores. Ao longo do mutirão, que teve início na última terça-feira, dia 18, sete caminhões com entulho e lixo foram retirados. O trabalho contou com a adesão de moradores. 

A iniciativa partiu do próprio Marquinho em conversa com o presidente da Associação de Moradores do bairro de Saudade, Leonardo Camargo Dias. 

- Nós fizemos um trabalho parecido na Vila Maria, onde retiramos lixo e entulho. O Leonardo é meu amigo e ele comentou que essa área era usada como descarte de materiais e lixo, inclusive em sua maioria por pessoas de fora. Nós sabemos que a prefeitura está passando por dificuldades financeiras e conversei com o pessoal do setor de Resíduos Sólidos do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e eles não tinham como fazer este trabalho porque estão com um caminhão estragado, então tivemos essa iniciativa. Além da limpeza, que foi positiva até pela questão de saúde pública, conseguimos algo muito legal que foi mobilizar a comunidade na tarefa - destacou Marquinho, acrescentando que mudas de plantas conseguidas por ele junto ao Horto Municipal e outras doadas pelos moradores locais foram plantadas onde estava o lixo. 

O vereador comentou que além da retirada do lixo,  o mutirão contou com o apoio do setor de Iluminação Pública para a troca de lâmpadas que estavam queimadas. Antes da limpeza, que fez a retirada até de um sofá, os moradores eram obrigados a conviver com a sujeira e seus perigos. Como é o caso da dona de casa Ivete Costa que "recebeu a visita" de uma cobra há uma semana.  

- A cobra estava nesse lixo e quando colocaram fogo ela foi para o meu quintal. A gente via que o entulho era deixado por carros de fora daqui, eles vêm e deixam o lixo aqui e vão embora. Esse lugar estava esquecido, algumas lâmpadas queimadas e a gente conhece histórias de meninas que foram assaltadas ali na passarela. Já pedíamos há muito tempo por essa limpeza para muita gente, mas somente agora conseguimos com o Marquinho e sua equipe – falou a dona de casa. 

Exibindo entulho bm.jpg

Marquinho finalizou dizendo que pretende dar continuidade a essa ação, que segundo ele, previne doenças, a proliferação de animais peçonhentos e consequentemente o aumento da autoestima da população. 

- Alguns bairros de Barra Mansa estiveram esquecidos no governo passado e agora estamos conseguindo levar esse trabalho para algumas comunidades que tanto necessitam. Pretendo continuar com esse mutirão, até pela situação financeira que se encontra a prefeitura. Além de ser uma questão de saúde pública, porque acabamos eliminando focos e criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, também recuperamos a autoestima da população - enfatizou.
Share on Google Plus

About Redação Portal

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário