Plano de Mobilidade Urbana de Volta Redonda vai ser criado em parceria com a população

Prefeitura vai realizar série de palestras nos bairros para diagnosticar problemas e soluções, criando um plano colaborativo


Com objetivo de avançar na discussão do Plano de Mobilidade Urbana de Volta Redonda e diagnosticar os problemas de cada localidade, a Prefeitura de Volta Redonda, vai levar aos bairros do município as conversas para construção do plano. O objetivo é ouvir a população e seus problemas reais. O início do projeto será na segunda-feira, dia 11, na Escola Municipal Prof. Luiz Cantanhede Almeida, no bairro Brasilândia, às 18h. Os debates nos bairros seguem até novembro.

Os debates sobre o Plano de Mobilidade estão sendo organizados pelas secretarias municipais de Transporte e Mobilidade Urbana e Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão; e pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPU). “Essas discussões vão direcionar toda política de mobilidade urbana da cidade. O direito constitucional de ir e vir vai ser materializado no plano de mobilidade, pensado por toda sociedade. Isso nunca aconteceu em Volta Redonda”, destacou o secretário municipal de Planejamento, Júlio Andrade.

O prefeito Samuca Silva diz que a equipe do governo separou as palestras por setores geográficos e que, em um segundo momento, o debate será feito com as entidades sociais e movimentos civis da cidade. “Nossa expectativa é que, em dezembro, possamos realizar a 2ª Conferência Municipal de Mobilidade Urbana, visando aprovar nosso plano de mobilidade e eleger os membros que vão compor o Conselho Municipal de Mobilidade Urbana”, destacou Samuca.

Já o secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Wellington Silva, destacou que a construção do plano está sendo feita com muito diálogo, que é uma das premissas do governo municipal. “Estamos cumprindo a legislação federal quanto ao Plano de Mobilidade Urbana e avançando com uma discussão ampla, conversando com a sociedade, a fim de diagnosticar os problemas locais. E vamos, assim, construir de forma colaborativa o plano”, destacou Wellington.

Wellington ainda explicou que as reuniões serão feitas em escolas públicas e que a secretaria municipal de Educação ajudará na divulgação. “Os alunos levarão para casa um bilhete avisando aos responsáveis a data da reunião”, disse o secretário, ressaltando ainda que o Fórum de Mobilidade Urbana do Ministério Público Federal (MPF) receberá folhetos para divulgar os encontros com suas bases sociais.

A diretora-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPU), Maria Ilma de Andrade Silva, destacou que o projeto vai permitir melhor compreensão dos problemas. “Estamos levando a discussão do plano para os bairros, para fazer um diagnóstico de problemas locais para melhor debater o plano de mobilidade”, completou.

Confira a programação do mês de setembro das reuniões nos bairros para a construção do Plano de Mobilidade Urbana de Volta Redonda:

Bairros: Santo Agostinho, Volta Grande I, II, III eIV
Data: 11/09
Local:C.M. Nosso Espaço - Rua Sargento Paulo Moreira, Nº 25 - Volta Grande III
Horário:18h00

Bairros: Brasilândia, Caieiras, Cailândia e Dom Bosco
Data: 13/09
Local: E.M.  Prof. Luiz Cantanhede C. Almeida - Rua K, Nº62 Brasilândia
Horário:18h00

Bairros: Candelária, São Luiz, Nova São Luiz, Pinto da Serra e São Sebastião
Data: 15/09
Local: E.M.  José Fontes Torres - Rua Edgar Nogueira, Nº 440 - São Luiz
Horário: 18h00

Bairros: Pedreira, Três Poços e Vila Rica (Três Poços)
Data: 18/09 Três Poços
Local: E.M.  Profª. Marizinha Félix T. Lima - Av. Paulo Erlei Alves Abrantes, 3016 Três Poços
Horário: 18h00

Bairros: Água Limpa, Nova Primavera, Parque do Contorno e Vista Bela
Data: 20/09
Local: E.M. Profª. Juracy V. A. Gama - Rua Rio Amazonas, N º100  - Água Limpa
Horário: 18h00

Bairros: Cidade Nova, Jd. Belvedere, Jd. Tiradentes, Samoa, Res. Vila Rica, Village Sul, Vista Verde e Res. Mata Atlântica
Data: 22/09
Local: E.M. Prof. Wladir De Souza Telles - Rua 35 A-S/Nº - C.H Vila Rica
Horário: 18h00

Bairros: Casa de Pedra, Jd. Esperança, Siderópolis
Data: 25/09
Horário: 18h00

Bairros: Rio das Flores, Roma I (Condado do Ipê, Parque das Garças) Roma II (São Francisco, Santa Bárbara)
Data: 27/09
Local: E.M. Dom Waldir Calheiros de Novaes - S/N° - Roma I
Horário: 18h00

Bairros:Jd. Amália I e II, Jd. Normandia (Village Sta Helena, Jd. Provence), Vale da Colina, Morada da Colina, Mirante da Colina e Núcleo Princesa Isabel 
Data:29/09
Local: E.M.  Miguel Couto Filho - Rua Martins Fontes, 62, Jardim Normândia
Horário: 18h00
Share on Google Plus

About Redação Portal

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário