Vereador pastor Washington Uchôa leva cadeirante para testar acessibilidade do ônibus Tarifa Comercial Zero



Com o objetivo de testar a acessibilidade do ônibus Tarifa Comercial Zero, nesta terça-feira, dia 17, o vereador pastor Washington Uchôa (PRB) levou o cadeirante Willian da Silva Ribeiro, de 36 anos, morador do bairro Santa Cruz, cadeirante desde 2004, para fazer o trajeto do ônibus elétrico. Ele foi a primeira pessoa com necessidade especial a andar no veículo e aprovou.

- Gostei muito do ônibus e da acessibilidade. A rampa de acesso é fácil e mais baixa que a dos ônibus convencionais, o que facilita a entrada da cadeira no veículo. Tem cinto como deve ser e o espaço para a cadeira é amplo. Gostei também de um detalhe que faz toda a diferença: o sinal sonoro que aperto quando preciso descer tem um som diferente, alertando ao motorista que sou eu, cadeirante, que solicitei a descida – disse Willian, ressaltando que o ar-condicionado e o sistema wi-fi também deram um conforto a mais durante o percurso.

Willian, que costuma andar de ônibus em Volta Redonda com frequência, salientou que todos os veículos deveriam ter rampas de acesso.

- Já fiquei mais de uma hora no ponto esperando um ônibus com acessibilidade. E o pior é quando passa algum e a rampa não está funcionando. Final de semana é ainda pior – desabafou.

Segundo o vereador, que é relator da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos das Pessoas com Necessidades Especiais e do Idoso na Câmara Municipal, essa fase de testes do Tarifa Comercial Zero é muito importante para saber se tudo está funcionando de modo a atender os deficientes físicos da cidade.

- Fiz questão de trazer o Willian para conferir de perto o veículo e ver se realmente atende às suas necessidades. Fiquei feliz em saber que sim – afirmou.

Contando com dois motoristas e três assistentes, o veículo, estimado em R$ 1,1 milhão, tem garantia de 20 anos e, por ser 100% elétrico, não provoca danos ao meio ambiente.


Equipado com sistema de internet wi-fi, carregador USB e ar condicionado, o Tarifa Zero tem capacidade para 27 pessoas sentadas e 57 em pé. Funcionando de segunda-feira a sábado, das 8h30 às 16h, foram definidas, inicialmente, seis paradas nos principais centros comerciais: Aterrado, Vila Santa Cecília, Centro, Amaral Peixoto, Gustavo Lira e Retiro.
Share on Google Plus

About Redação Portal

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário