Noventa e quatro por cento dos usuários do Ônibus Elétrico foram às compras

Prefeitura de Volta Redonda divulga balanço parcial das pesquisas que estão sendo realizadas nesse período de teste do ‘Tarifa Comercial Zero’


Em apenas 15 dias de circulação, o ônibus elétrico já está atendendo a expectativa do governo municipal e dos usuários que utilizaram o transporte. De acordo com uma pesquisa de opinião, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Volta Redonda, 93,9% dos usuários que utilizaram o transporte público se sentiram incentivados a ir ao comércio fazer compras. Desse total, 34,1% foram para a Vila Santa Cecília; 26,6% para o bairro Aterrado; 23,6% para a Amaral Peixoto; e 15,3% para o Retiro.

Ainda segundo a pesquisa, 43,2% dos passageiros queriam conhecer como funcionava o ônibus, 21,4% utilizaram o transporte publico para fazer compras e 17,9% para irem ao trabalho. Entre os principais bairros de origem das pessoas que utilizaram o ônibus estão: Retiro, Vila Mury, El Dourado, Santa Cruz, São Geraldo, Ponte Alta, Aterrado e Conforto. 

“Somos a primeira cidade do país com um centro comercial integrado e a primeira cidade do Estado do Rio com ônibus elétrico gratuito para a população. Nossa intenção é de aquecer a economia, levando os consumidores aos principais centros comerciais da cidade, sem interferir nas linhas convencionais”, explicou o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva.
Além disso, o projeto é um grande investimento em proteção ao meio ambiente, já que os ônibus serão elétricos e não poluentes. O prefeito ainda espera que o ‘Tarifa Comercial Zero’ contribua para melhorar o trânsito do município. “Pois vai incentivar que as pessoas deixem seus carros em casa e circulem pelo centros comerciais pelo Tarifa Comercial Zero”, concluiu.

A aposentada Marilene Gonçalves Araújo, de 65 anos, moradora do bairro Vila Mury, aprovou o ônibus. “É simplesmente maravilhoso. Nunca imaginei que na minha cidade fosse ter um meio de transporte tão confortável assim. Agora, até para ir ao médico eu sinto prazer”, comemorou a aposentada.

Quem concorda com ela é o estudante Tácio Matheus Fidélis, de 26 anos, morador do bairro Jardim Amália. “O ônibus é muito confortável e, além de tudo, não polui o ambiente. Já utilizei tanto para trabalhar quanto para ir ao comércio fazer compras”, disse o estudante.

Entenda o projeto

Um ônibus sem gases poluentes, com tarifa zero e que interliga os pontos comerciais da cidade, está circulando desde o inicio do mês, em fase de teste. Com capacidade para 27 pessoas sentadas e 57 em pé, além de espaço para deficiente físico, o ônibus com ar condicionado e wifi tem pontos específicos para embarque e desembarque nos bairros: Vila Santa Cecília, Aterrado, Retiro e Centro.

“Não serão utilizados os pontos de ônibus já existentes. Esse ônibus da Tarifa Comercial Zero vai utilizar pontos exclusivos, que já estão demarcamos, inclusive com horários diferenciados”, explicou o secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Wellington Silva.


Confira os pontos de embarque e desembarque:

Ponto 1 (saída): Rua Campos, no bairro Retiro.
Ponto 2: Avenida Paulo de Frontin (ao lado do Palácio 17 de Julho)
Ponto 3: Rua C, na Vila Santa Cecília (atrás do Escritório Central).
Ponto 4: Rua Gustavo Lira, no Centro.
Ponto 5: Rua Eduardo Junqueira, de acesso a Avenida Amaral Peixoto, no Centro.
Ponto 6: Avenida Lucas Evangelista, no Aterrado (próximo ao Saae-VR).

Share on Google Plus

About Redação Portal

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário