Rio cedia 2º Congresso de Nanismo do Brasil

Palestras, desfile de moda e conscientização comemora Dia nacional de combate ao preconceito à pessoa com nanismo.

Imagem inline 1

Agora é oficial. O Dia Nacional de Combate ao Preconceito a Pessoa com Nanismo, foi sancionada, em julho, através da Lei nº 13.472. O Dia escolhido é o 25 de outubro, e a Associação de Nanismo do Estado do Rio de Janeiro (ANAERJ), irá realizar o seu 2º Congresso Brasileiro de Pessoas com Nanismo, nos dias 13 e 14 de outubro. O evento vai contar com desfile de moda, palestras sobre saúde, conscientização entre outras atividades. O nanismo passou a ser considerado como deficiência no ano de 2004, através do decreto 5.296.

O 1º congresso aconteceu em outubro de 2016 e contou com mais de 300 pessoas de todo Brasil. Participaram especialistas para debater dúvidas sobre os problemas de saúde acarretados pela deficiência.

A data 25 de Outubro ficou oficial no mundo, em homenagem ao já falecido ator norte-americano Billy Barty, que tinha nanismo e foi uma das primeiras pessoas a lutar contra o preconceito. Além da Lei nacional o segmento comemora as Leis conquistadas nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Santa Catarina, além de outros municípios, como Mesquita, na Baixada Fluminense.

O congresso deste ano tem como objetivo tornar a causa ainda mais conhecida pela sociedade, a fim de promover a inclusão e a troca de experiência com a participação ativa das pessoas com nanismo, familiares e profissionais que tem relação com essa deficiência. Este ano o segmento ainda conta com a ajuda do autor Walcyr Carrasco que escreve a próxima novela do horário nobre da TV Globo “O outro lado do Paraíso”, onde terá uma personagem com nanismo (Juliana Caldas) que sofre preconceito não só da sociedade, mas também dentro da sua própria família.

A abertura será com o Subsecretário da Pessoa com Deficiência da cidade do Rio de janeiro, Geraldo Nogueira e a Presidente da ANAERJ, Kenia Rio, em seguida começa as palestras com médicos especialistas, no Museu do Amanhã. Já no segundo dia, será realizado um grande desfile de moda, onde os modelos serão as próprias pessoas (adultos e crianças) com nanismo, um bate papo com a atriz Juliana Caldas e um Stand Up do ator Leonardo Reis (Gigante Léo), no Memorial Municipal Getúlio Vargas.

​            O debate sobre essa deficiência é essencial para tornar visível as políticas públicas e assim possivelmente melhorar na qualidade de vida dessas pessoas que lutam para ultrapassar as barreiras sociais, culturais, científicas, mas, sobretudo, as barreiras reais do preconceito”, afirmou a presidente da ANAERJ, Kenia Maria Rio.

As inscrições para participar do congresso estão abertas através do site www.congressonanismo.com.br, mais informações pelo email congressonanismo@outlook.com

 Imagem inline 2

Programação

Sexta/ 13/10

8h - 9h - Credenciamento e Café de boas vindas. 

9:00h -Abertura - Secretário Municipal da Pessoa com DeficiênciaGeraldo Nogueira 

9:15h - 9:45h - "Panorama geral dos aspectos médicos do Nanismo." - Dr. Juan Clinton llerena Junior, Geneticista.

9:45h - 10h - PERGUNTAS 

10h - 10:30h - "Abordagem ortopédica no Nanismo." - Dr. Rodrigo Mota Pacheco Fernandes, Ortopedista. 

10:30h - 10:45h - PERGUNTAS 
10:45h - 11:15h - "Aconselhamento genético reprodutivo." - Dra. Dafne Dain Gandelman Horovitz 

11:15h - 11:30h - PERGUNTAS

11:30h - 12:00h - "Nutrição, qualidade de vida e longevidade." - Mirella Rosa, Nutricionista

12:00h - 12:15h - PERGUNTAS

12:15h - 14:00h - ALMOÇO (não incluído) 

14:00h - 14:30h - "Antecipando complicações médicas na acondroplasia e patologias afins." - Dra. Flávia Alves, Neurocirurgião

14:30h - 14:45h - PERGUNTAS

14:45h - 15:15h - "Os benefícios dos exercícios físicos através de adaptações para o nanismo" - Ronny Rocha, educador físico

15:15h-15:30h -PERGUNTAS
 
15:30h - 16:30h
 -  Fala de mães convidadas.
Bate papo com Juliana Yamin do site Somos todos Gigantes. 
Bate papo com Flavia Berti Hoffmann e Vélvit Severo.
16:30h - 17h - Encerramento e Coffee Break


Sábado - 14/10

14h - Desfile de moda organizado por um grande patrocinador da moda verão. 
Abertura do evento com Stand Up do ator Leonardo Reis.
Serviço

Evento: 2º Congresso Nacional de Pessoas com Nanismo
Dias: 13 e 14 de outubro
Local e Horário:
13/10 – 08h às 17h - Museu do Amanhã - Praça Mauá, Centro, Rio de Janeiro 14/10 - 14h – Memorial Municipal Getúlio Vargas - Praça Luís de Camões, S/N - Glória, RJ 
Valor: Poderá ser feita até o dia 30 de setembro de 2017.  Valor: R$65,00 por pessoa, para os 02 (dois) dias de evento. 
Idade até 15 anos não paga.
Share on Google Plus

About Redação Portal

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário