Volta Redonda quer a participação da população na revisão do Plano Diretor

Revisão do plano prevê seis audiências públicas


A Prefeitura de Volta Redonda iniciou na noite desta quarta-feira, dia 11, a revisão do Plano Diretor Participativo de Desenvolvimento Urbano do município. A primeira audiência pública para tratar do tema aconteceu na Câmara de Vereadores, organizada pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPU). O objetivo é debater com a sociedade melhorias na lei que funciona como ferramenta que fornece as diretrizes para o desenvolvimento urbano da cidade.

Segundo a diretora-presidente do IPPU, Maria Ilma de Andrade, o Estatuto das Cidades prevê que os planos diretores municipais precisam ser atualizados a cada 10 anos. "O nosso plano foi feito em 2008, por isso precisamos atualizá-lo até o ano que vem. Hoje é o início de um processo de revisão do plano e essa revisão deve ser feita com a participação da população", destacou, ressaltando que a revisão terá duas etapas.

A primeira etapa terá reuniões quinzenais com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano até dezembro deste ano. A segunda etapa envolve encontros com a população nos bairros, e deve começar em março de 2018, com término previsto para novembro do mesmo ano. “Durante todo o processo de revisão, estão previstas seis audiências públicas, e o número de reuniões com a população será analisado conforme a necessidade e a evolução do processo”, acrescentou a diretora-presidente do IPPU.

O secretário municipal de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão, Júlio Andrade, disse que o Plano Diretor não será do governo municipal. "É um plano da cidade, um plano de longo prazo. Depois dele pronto, temos que nos apropriar dele e nos nortear pelos próximos anos", comentou.

O vice-prefeito e secretário municipal de Ação Comunitária, Maycon Abrantes, lembrou a importância do plano, que vai nortear as políticas de desenvolvimento urbano. "Estamos trabalhando incansavelmente para fazer uma cidade melhor. Nossa cidade atrai visitantes de toda região. Por isso, precisamos da colaboração de todos os moradores para a gente construir um Plano Diretor eficiente", disse Maycon.

Já o prefeito Samuca Silva destacou a importância da população participar da revisão do plano. "Temos a oportunidade de planejar Volta Redonda pelos próximos 20 anos. Vamos discutir juntos sobre o futuro que queremos para nossa cidade", completou Samuca.
Share on Google Plus

About Redação Portal

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário