Mais Diálogo: Volta Redonda começa série de debates com população para Revisão do Plano Diretor


O primeiro tema ‘Macrozoneamento’, reuniu representantes de diversas entidades do município


O processo de Revisão do Plano Diretor de Volta Redonda deu mais um passo nesta terça-feira, dia 07, durante a realização da Oficina de Macrozoneamento no auditório do UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase), no Aterrado. Realizado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Volta Redonda (IPPU-VR), o evento contou com a presença de 60 pessoas entre arquitetos, engenheiros, empresários, representantes de entidades e da população em geral.

O arquiteto Vinicius Chiesse destacou a importância da oficina para o processo de atualização da legislação. “Nós, arquitetos, planejamos as construções, loteamentos, ampliação da cidade, e temos que participar, opinar sobre as leis atuais, sobre como as mesmas podem melhorar e para onde a cidade vai crescer”, comentou.

O prefeito Samuca Silva, afirmou, mais uma vez, que o diálogo é premissa no governo municipal. “Este é mais um avanço no diálogo aberto que temos com a população. É muito importante que todos participem das oficinas e dessa Revisão do Plano Diretor, que é realizado apenas a cada 10 anos”, informou Samuca.

A participação da população também foi elogiada pelo representante do Sindicato dos Engenheiros de Volta Redonda (Senge-VR), Iveraldo de Oliveira. “É fundamental essa participação, porque é democrático. Se cada um puder contribuir com sua expertise, tem tudo para esses eventos renderem bons resultados”, afirmou.

A oficina foi conduzida pelo assessor técnico do IPPU-VR, Ricardo Martins, que promoveu na parte da manhã, junto com o público presente, uma leitura comunitária sobre Macrozoneamento, onde foi apresentado o diagnóstico feito pelo instituto e realizado um debate sobre o assunto. Na parte da tarde, foram formados grupos que responderam a três perguntas sobre macrozoneamento elaboradas pelo instituto, para reunir as opiniões do público presente.

“Nos dois próximos encontros, vamos falar sobre a lei de uso do solo e sobre código de obras. Em seguida, falaremos sobre parcelamento do solo. Tudo na mesma dinâmica desta primeira oficina. Quando acabar, em dezembro, vamos compilar todos esses dados no IPPU para, em fevereiro do ano que vem, fazermos uma audiência pública e, então, apresentar o resultado dessa leitura técnica e comunitária”, explicou a diretora-presidente do IPPU-VR, Maria Ilma de Andrade.

Ainda segundo Maria Ilma, a Revisão do Plano Diretor passará pela fase das propostas de modificações que serão apresentadas também em audiência pública. “Depois vamos preparar os projetos de lei e apresentar para a população em mais uma audiência pública, para, em seguida, finalizar e enviar para a Câmara Municipal”, conclui.

Toda a programação da Revisão do Plano Diretor pode ser conferida no site da prefeitura. (www.voltaredonda.rj.gov.br/ippu/).
Share on Google Plus

About Redação Portal

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário