Vander ressalta importância das pessoas procurarem se vacinar contra febre amarela


Itatiaia


na última Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Itatiaia, (08/02), ao encerrar a sessão, o presidente da Câmara, vereador Vander Leite Gomes, o Vander, reforçou a importância de todas as pessoas que ainda não se vacinaram buscarem um posto de saúde próximo de casa para serem imunizadas: “Sendo vacinadas as pessoas evitarão os sintomas terríveis e o que é pior a morte. febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Geralmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso”, destacou o parlamentar pedindo que todos levem a sério a vacinação.

Segundo informações da Secretaria de Saúde de Itatiaia um total de 601 moradores procuraram as Unidades de Saúde para se imunizarem no Dia D de Vacinação contra a Febre Amarela, que aconteceu no sábado (29/01), em Itatiaia. Diferente de algumas cidades do país, em Itatiaia a vacina não foi fracionada, e sim plena, uma vez que ainda existem doses suficientes que garantem a vacinação de todos os moradores que procurarem o setor de imunização.

De acordo com o último levantamento realizado pelo setor de Imunização, da meta de 26 mil  foram vacinadas 21.499 pessoas contra a febre amarela. A vacinação acontece na Policlínica Municipal, nas Unidades de Estratégia de Saúde da Família da Vila Esperança, Vila Magnólia, Vila Flórida, Penedo, Campo Alegre I / II, Maromba e UBS Marechal Jardim. Para receber a dose da vacina é necessária a apresentação de um documento de identificação com foto e comprovante de residência.

O bloqueio vacinal segue acontecendo nas nove unidades de saúde, mediante agendamento prévio.  Fazem parte do público alvo estabelecido pela secretaria Estadual de Saúde pessoas de 9 meses a 59 anos 11 meses e 29 dias. Para a população maior que 60 anos é necessária apresentação da recomendação médica para realizar o procedimento. Mulheres grávidas não são vacinadas. 

A SES- Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro ressalta que os macacos não são responsáveis pela transmissão da febre amarela. A doença é transmitida através da picada de mosquitos. Ao encontrar macacos mortos ou doentes (animal que apresenta comportamento anormal, que está afastado do grupo, com movimentos lentos etc.), o cidadão deve informar o mais rápido possível às secretarias de Saúde do município ou do estado do RJ. Em Itatiaia, não foram localizados macacos mortos ou doentes.

Segundo a Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do RJ informou em seu último boletim, na quinta-feira (8/2), que em 2018 foram registrados 55 casos de febre amarela silvestre em humanos:

- 7 casos - Teresópolis, sendo quatro óbitos
- 16 casos - Valença, sendo seis óbitos
- 6 casos - Nova Friburgo, sendo três óbitos
- 1 caso - Petrópolis
- 1 caso - Miguel Pereira, sendo um óbito
- 2 casos - Duas Barras
- 2 casos - Rio das Flores, sendo dois óbitos
- 1 caso - Vassouras
- 5 casos - Sumidouro, sendo dois óbitos
- 3 casos - Cantagalo, sendo dois óbitos
- 1 caso - Paraíba do Sul, sendo um óbito
- 2 casos - Carmo, sendo um óbito
- 1 caso - Maricá
- 4 casos - Angra dos Reis, sendo dois óbitos
- 1 caso - Paty do Alferes
- 1 caso- Engenheiro Paulo de Frontin, sendo um óbito
- 1 caso- Mangaratiba

Número de localidades com casos confirmados de febre amarela em macacos:
 
- 1 epizootia - Niterói
- 1 epizootia - Angra dos Reis (Ilha Grande)
- 1 epizootia - Barra Mansa
- 1 epizootia - Valença
- 1 epizootia - Miguel Pereira
 


Share on Google Plus

About Redação Portal

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário