Dagaz disputa prêmio ‘Melhores ONGs’ do Brasil

Instituto de Volta Redonda pode ser uma das 100 organizações destacadas


Na disputa pelo prêmio que destaca as 100 melhores Organizações Não Governamentais do Brasil, o Instituto Dagaz foi classificado para concorrer a uma vaga na semifinal. A iniciativa é uma parceria entre a revista Época - que atua na publicação e divulgação - e o Instituto Doar, que anualmente seleciona as ONGs que mais se destacam pela transparência e gestão nas suas atuações. Caso seja selecionado nesta segunda etapa, o instituto já estará entre as 300 melhores e passará por uma nova avaliação. A previsão, de acordo com a organização, é que o resultado final seja divulgado em junho.

O objetivo é que doadores e voluntários possam conhecer e tomar decisões por meio de descrições imparciais e informações precisas sobre as ONGs. Com base nos critérios, auxilia a tomada de decisão sobre em qual entidade destinar o apoio financeiro e horas de voluntariado. Ganham destaque as organizações que receberem maior pontuação total nos cinco temas verificados: Causa e Estratégia de Atuação; Representação e Responsabilidade; Gestão e Planejamento; Estratégia de Financiamento; e Comunicação e Prestação de contas. No entanto, o resultado final não dispõe  um ranking, mas sim um conjunto de ONGs selecionadas.

“Nosso trabalho, de quase uma década, tem reconhecimento da população que precisa e é atendida por nós. As crianças e jovens da periferia são nossa prioridade, mas não basta só nossa força de vontade. Precisamos de parcerias e apoios que viabilizem nossas ações. Estamos lutando a cada dia para manter nosso foco e só está sendo possível porque contamos com uma equipe comprometida. Se formos selecionados entre as melhores ONGs, será um reconhecimento de peso e que certamente nos abrirá mais portas”, considerou a coordenadora Marinez Fernandes.

O Instituto Dagaz atua em Volta Redonda e no Médio Paraíba Fluminense, desde 2009, com atividades  socioculturais e esportivas gratuitas, especialmente para comunidades em vulnerabilidade social. Além de ministrar aulas no Condomínio Cultural, trabalha com oficinas itinerantes em espaços públicos, instituições de ensino, além do Novo Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas). Em parceria com o Coletivo Coca-Cola, também oferece cursos profissionalizantes de capacitação para jovens e adultos na área de marketing.

Instituto Doar
O Instituto Doar tem por missão ampliar a cultura de doação no Brasil. Para tanto, desde a sua fundação em 2013, promove a conscientização de indivíduos e instituições através de ações exemplares, como dia nacional da doação (Dia de Doar), o Selo Doar (certificação para ONGs) e o Melhores ONGs. Sua atuação começa a se estender pela América Latina desde que implantou uma base no Uruguai. Organiza todo o processo de inscrição e seleção do Melhores ONGs.
Share on Google Plus

About Redação Portal

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário