Município realiza solenidade de abertura do PNAIC 2018


O Horto Municipal foi o palco da solenidade de abertura do Pacto Nacional Pela Idade Certa 2018 em Porto Real (PNAIC) que é um compromisso formal assumido pelos governos federal, Distrito Federal, estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Em cerimônia realizada, na segunda, 9,  um total de 160 profissionais de educação esteve presente e assistiu uma palestra sobre o tema: A Formação e a Valorização do professor em debate, ministrada pela coordenadora geral das Formações do PNAIC/RJ, a professora doutora, Elaine Constant. Professores, orientadores e autoridades presentes também puderam desfrutar de um coquetel musical com show de MPB com a cantora Rafaela Rodrigues.

“Como forma de garantir o objetivo, a equipe do PNAIC realiza a entrega do material didático de controle, monitoramento e avaliação das classes de alfabetização e a formação do professor alfabetizador. Nossa ideia com a solenidade de abertura foi promover um momento de interação entre os profissionais, bem como de apresentação do programa e como vão acontecer as formações. Os assuntos das formações deste ano são: alfabetização científica, que visa a ciência interdisciplinada com as outras áreas de conhecimento; vamos trabalhar também parte da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas diretrizes para o segmento abrangido pelo PNAIC; os seis campos de experiência de saber; direitos de aprendizagem; analisar e sistematizar as avaliações e o estudo das avaliações externas, entre outros”, disse a coordenadora local do PNAIC, Gabriela Catanho, que ainda reforçou o cronograma de atividades previstas para este ano de 2018. 

“Seminários, encontros com outro municípios e feiras integradas também fazem parte dessa programação”, completou.

O secretário de Educação, Cultura e Turismo, Robson Paulino da Silva, presente à solenidade, disse que preza por uma gestão onde haja valorização de todos os profissionais. “A participação ativa de todos os envolvidos no processo de aprendizagem é fundamental para que o PNAIC cumpra seu objetivo. O professor é a principal engrenagem e articulador desse processo. Por esse motivo é crucial que possamos promover ferramentas que visem, sobretudo, a valorização de cada profissional envolvido na educação do município”.

O secretário de Governo, Jean Carlos dos Santos Silva, também compareceu à cerimônia, representando o prefeito que estava em outro compromisso. “Reafirmamos nosso compromisso com uma educação de qualidade no município. Entendemos que a alfabetização é uma luta constante e de muita responsabilidade. Só temos a agradecer e reconhecer o papel do professor junto à educação de nosso município”.

Durante a solenidade também foram realizados dois sorteios: uma bolsa integral de pós-graduação de 450 horas online, da Faculdade Campos Elíseos que contemplou a professora Euciléia Pimenta Delfim e uma participação no Congresso Internacional de Educação Infantil e Anos Iniciais 2018 (Brincar) a ser realizado em maio em Guarapari (ES),  professora Sônia Guimarães Silvano Garcez.

Estiveram presentes os vereadores Fernandinha, Paulo César e Bianca Diniz e os secretários municipais: Jean Carlos dos Santos Silva (Governo); Luiz Fernando Graciani (Administração); Antônio Sebastião da Silva (Esporte e Lazer) e Luiz Fernando Curty Jardim (Saúde).

Parcerias

O evento contou também com as presenças de stands informativos da Universidade Paulista, Universidade Estácio de Sá e Faculdade Campos Elíseos, Anhaguera e Curso Focus, que apresentaram os cursos oferecidos, com distribuição de materiais e informativos.

Fotos: Dorinha Lopes
Share on Google Plus

About Redação Portal

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário