Programa Saúde na Escola beneficia mais de 4 mil alunos




O Programa Saúde na Escola (PSE), realizado em Porto Real pelas Secretarias de Saúde e de Educação, Cultura e Turismo, deu início às atividades educativas referentes ao ciclo 2018 nas escolas municipais e estaduais. Um total de 3.631 alunos municipais e 519 estaduais é atendido pelo programa. Na terça, 10 e quinta, 12, o PSE, através da equipe de Estratégia de Saúde da Família e da Vigilância Sanitária realizou na Escola Municipal Cruz e Souza e na Creche Professora Cacilda Verri Marassi, algumas atividades com base nas 12 ações preconizadas pelo programa. Na Escola Municipal Cruz e Souza mais de 450 alunos, das turmas do 1º ao 3º ano foram beneficiados com a iniciativa.  

Os profissionais da Unidade de Saúde da Família do bairro Jardim das Acácias realizaram: avaliação nutricional; otoscopia (exame auditivo); aferição de pressão arterial; ações de saúde bucal; identificação de possíveis sinais de hanseníase e avaliação do cartão de vacinas. Já a Vigilância Sanitária realizou ações de controle ao Aedes aegypti, através da entrega de informativos e orientações diversas sobre o trabalho realizado, bem como sobre a prevenção de acidentes com animais peçonhentos.

“Desde o dia 2 de abril, o PSE já realizou diversas atividades nas escolas: Patrícia Pineschi, Marina Graciani Fontanezzi, José Ferreira da Silva, Cruz e Souza, Creche Professora Cacilda Verri Marassi e no Colégio Estadual República Italiana. Até o final deste mês as escolas: Sebastião Barbosa de Almeida, Maria Hortência Nogueira, Professora Eliana Provazi, CIEP Brizolão 487 Oswaldo Luiz Gomes serão atendidas pelo programa. Vamos realizar além das ações já feitas em outras escolas as seguintes atividades: orientações sobre direito sexual e reprodutivo e prevenção das IST/ AIDS e Hepatites Virais; prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos; promoção das práticas corporais, de atividade física e de lazer; prevenção da violência e dos acidentes, informações sobre hipertensão e diabetes. Também vamos promover a saúde ocular, identificando alunos com possíveis sinais de alteração na visão”, relatou a coordenadora do PSE, Ingrid Resende.

Créditos para foto : Dorinha Lopes / Alexandre AJ
Share on Google Plus

About Redação Portal

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário