BIBLIOTECA PÚBLICA RETORNA À SUA SEDE ORIGINAL, FUNDADA HÁ 70 ANOS

Espaço, totalmente revitalizado, será inaugurado na próxima sexta-feira, 25, juntamente com as obras de reforma da Praça do Centenário


Uma grande festa vai marcar, na próxima sexta-feira, dia 25, a inauguração da nova sede da Biblioteca Pública Dr. Jandyr César Sampaio, que retornará às suas origens, voltando a ocupar o mesmo imóvel onde funcionou pela primeira vez há 70 anos. Localizado numa região que tem uma grande importância histórica para a cidade, a Praça do Centenário, o prédio foi totalmente recuperado e revitalizado pela Prefeitura para receber o rico acervo da biblioteca formado por cerca de 20 mil títulos. A inauguração, marcada para às 10h, contará com diversas atividades e apresentações que se estenderão até às quatro da tarde.

De acordo com a programação, a festa de inauguração, que contará com as presenças do prefeito Diogo Balieiro Diniz e da presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, Denise Assis, entre outras autoridades, contará com jogos e brincadeiras lúdicas, além de uma edição especial do projeto Árvore do Saber, que leva a literatura para mais perto da população. Já as apresentações musicais ficarão por conta da Banda da Escola das Artes Maestro Vicente Aniceto Sena e da centenária Banda Sinfônica da Academia Militar das Agulhas Negras.

Além das atrações artísticas e culturais, a solenidade de inauguração da biblioteca também deverá contar com a presença dos familiares de algumas personalidades que prestigiaram a primeira inauguração, ocorrida no dia 27 de agosto de 1948. Entre eles, o Dr. Rubenscésar Garboggini Sampaio, filho do Dr. Jandyr César Sampaio, que dá nome à biblioteca; Geraldo da Cunha Rodrigues, prefeito de Resende na época; Pedro Braile Neto, então vereador e orador da primeira solenidade; e Graciema Cotrim, vereadora na época e membro da comissão da inauguração.

A transferência da biblioteca para um imóvel próprio, e com tantas referências históricas, tem um significado muito especial para a cidade, segundo a presidente da Fundação Casa da Cultura, Denise Assis.

- Trazer a biblioteca de volta para sua casa, agora totalmente revitalizada e modernizada, é uma grande conquista para a nossa cidade e representa um resgate histórico, pois este prédio está localizado na Praça do Centenário, que é uma das maiores referências do município – disse Denise, lembrando que, com esta medida, a biblioteca finalmente cessa um longo período de peregrinação por diversos endereços.

Outra grande vantagem da mudança da biblioteca para uma sede própria é a economia que esta medida trará para os cofres públicos, já que não haverá mais pagamento de locação. Apenas para ter uma ideia do que isso representa, basta dizer que, pelo último imóvel, localizado na Rua do Rosário, a Prefeitura pagava R$ 4.200,00 por mês de aluguel – cerca de R$ 50 mil/ano.

Revitalização e modernização

Tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal, o prédio que abrigará a nova sede da biblioteca passou por obras que envolveram a troca de todo o sistema elétrico, a construção de rampa de acesso e a adequação da área interna, com a criação de um espaço infantil com mini palco, destinado à contação de histórias. Além disso, acompanhando os tempos modernos, o espaço também foi dotado de área específica para consultas e pesquisas via wi-fi, mas manteve suas características arquitetônicas originais.

Já na Praça do Centenário, a Prefeitura fez a troca do piso, construiu rampas de acesso para deficientes, refez as caçadas, reformou os bancos e instalou novas lixeiras.

Serviço
Biblioteca Pública Dr. Jandyr César Sampaio
Inauguração: sexta-feira, dia 25, às 10h
Funcionamento: 2ª a 6ª, das 8 às 19h
Share on Google Plus

About Redação Portal

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário