MÚSICA NAS ESCOLAS: OSBM apresenta concerto da Temporada 2018 na próxima quarta-feira (23/05)

OSBM realiza concerto com apresentação solo de violino
 

Regente Daniel Guedes será também o solista da noite; programa traz Mozart, Beethoven, Dvorak e Schubert
 
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa apresenta na próxima quarta-feira, dia 23, mais um concerto de sua Temporada 2018. Desta vez, além de reger a orquestra, seu maestro associado, Daniel Guedes, será o solista da noite, mostrando também o talento no violino. 

O evento acontece no Instituto Cultural Municipal (antigo Clube Municipal), em Barra Mansa, às 20 horas, com entrada franca e classificação livre.

No programa serão executadas obras de Mozart, Beethoven, Dvorak e Schubert. Segundo Daniel Guedes, serão apresentadas peças pouco executadas do repertório violinístico clássico e romântico, o que proporcionará ao público a oportunidade de conhecer um pouco mais da obra destes importantes compositores.

- O público verá obras relativamente pouco tocadas do repertório violinístico. Não são concertos, mas sim peças curtas, como o Romance de Dvorak, que é uma peça maravilhosa e quase esquecida por violinistas e público, o Romance No 2 de Beethoven e também Schubert, com o Rondó para Violinos e Orquestra de Cordas. Este é um programa bem camerístico, onde a orquestra interage muito com o solista, fazendo realmente música de câmara. O público vai poder observar os instrumentos como flauta, oboé, clarinete, trompas, tocando em sintonia com o violino – ressaltou o regente.

Ele explica que a escolha deste repertório foi justamente para poder mostrar a versatilidade da orquestra. “É como se fosse uma grande música de câmara, não tem o maestro ditando o tempo e a orquestra reagindo, mas sim todos tocando juntos a mesma música. 

Eu acho muito importante a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa poder mostrar essa faceta, de atuar sem regente, com a mesma pessoa solando e os músicos interagindo. Isso é claro que ocorre em um tipo específico de repertório, não é todo concerto que dá para fazer dessa forma, mas a escolha dessas peças foi justamente para mostrar essa versatilidade da orquestra”, completou Daniel.


O evento é realizado pela Prefeitura de Barra Mansa e Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, com o patrocínio do Ministério da Cultura, CCR Nova Dutra, Saint Gobain e apoio do Instituto Cultural Municipal.

SOLISTA – Reconhecido como um dos principais músicos de sua geração, o carioca Daniel Guedes vem atuando como violinista, violista, camerista, regente e professor. Iniciou seus estudos de violino aos 7 anos com seu pai, e aos 13 anos venceu o Concurso Jovens Concertistas Brasileiros, tendo ganho bolsa de estudos da CAPES para estudar no exterior. Como regente, atuou frente à OSB, Sinfônica de Campinas, Sinfônica Nacional da UFF, Orquestra Sinfônica da Bahia entre outras, e atualmente, ocupa o cargo de Regente Associado da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. É regente da Academia Jovem Concertante, projeto criado em 2012 pela pianista Simone Leitão, e também professor de violino da Escola de Música da UFRJ. Participou de importantes festivais como o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, FEMUSC e Festival Villa-Lobos.
 
PROGRAMA:
Wolfgang Amadeus Mozart
Abertura da Ópera “Cosi Fan Tutti”
 
Ludwig van Beethoven
Romance Nº 2 em Fá Maior Op.50
 
Antonín Dvorak
Romance em Fá Menor para Violino e Orquestra Op.11
 
Franz Schubert
Rondó em Lá Maior para Violino e Cordas D.438
Sinfonia Nº 5 em Si Bemol Maior D.485
 
Fotos:
OSBM – Arquivo OSBM
Daniel Guedes – Daniel Ebendinge
Share on Google Plus

About Redação Portal

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário