PREFEITURA LEVA INTERNET GRATUITA PARA ESPAÇOS PÚBLICOS

Serviço, já disponível o pátio da Prefeitura, vai contemplar
outros locais, como praças e parques da cidade


Quem estiver no Centro Administrativo da Prefeitura, na avenida Beira Rio, e precisar acessar a internet para resolver algum problema, buscar uma informação ou mesmo entrar em contato com alguém via aplicativo de mensagem, já pode utilizar o Resende Digital – programa da Prefeitura que visa conectar a cidade e democratizar o uso da internet. O acesso, via wi-fi, é gratuito. Para utilizar o serviço, basta acessar a rede sem fio no notebook, tablet ou smartphone e fazer um cadastro simples, com login e senha, que será disponibilizado no aparelho logo após a conexão.

A implantação do serviço no Centro Administrativo - que só pode ser utilizado na área externa, e não dentro das repartições – faz parte de um projeto mais amplo, que prevê a instalação de internet gratuita em diversos espaços públicos da cidade, como parques e praças. O objetivo da iniciativa é facilitar o acesso da população à rede mundial de computadores, promovendo assim a sua inclusão digital.

O projeto, desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação (TI), formada por servidores municipais, em um domínio próprio da Prefeitura, representa um importante avanço em termos de autonomia para a prestação deste tipo de serviço. Na prática, isso significa que a Prefeitura será responsável por todo o processo de administração da rede, o que gera economia para os cofres públicos, já que não será necessária a contratação de empresas especializadas.

De acordo com a Superintendência Municipal de Tecnologia de Informação, o próximo local a ser contemplado com internet gratuita será o Parque das Águas, iniciando um processo de expansão cuja meta, em longo prazo, é atingir 37 km de alcance de rede Wi-fi no município. Um dos objetivos, inclusive, é que zona rural, que sofre com problemas de comunicação, seja beneficiada com o sinal. O projeto, no entanto, depende da disponibilidade de fibra ótica na região.

Prata da casa

Para viabilizar o projeto de instalação de internet grátis em espaços públicos, e implantar outras ações importantes na área de TI, a Prefeitura investiu na valorização e na capacitação do servidor público, substituindo a contratação de empresas fornecedores do serviço, por técnicos da casa que trabalharam na criação e na instalação da rede para a população.

- A Tecnologia da Informação ganhou uma importância muito grande na atual gestão, que entendeu seus benefícios para o dia a dia do cidadão comum. No entanto, muitos contratos firmados no passado com empresas especializadas nesta área tiveram que ser reavaliados, o que gerou uma economia de mais de R$ 2 milhões para os cofres públicos. Hoje, os serviços, que foram inclusive ampliados, voltaram a ser oferecidos à população, graças ao trabalho dos servidores públicos – relata Márcio Silvestre, superintendente de Tecnologia da Informação e professor de informática da rede municipal.

Segundo ele, além da internet gratuita, outros serviços desenvolvidos pela equipe de Tecnologia da Informação da Prefeitura já desempenham um importante papel no município. Entre eles estão o Portal do Servidor, que oferece diversos serviços para o funcionalismo municipal, e o Portal da Educação (educação.resende.rj.gov.br), que beneficia professores e outros profissionais da educação, através de salas virtuais que permitem a troca de experiência e a realização de capacitações online. Voltado para gestores municipais, o curso “Gestão Democrática Escolar: Desafios e Oportunidades” é uma das iniciativas que já está sendo aplicada através do portal.

Outro exemplo é o e-OUV, espaço digital criado em 2017 com o objetivo de facilitar a comunicação entre a população e a Ouvidoria-Geral da Prefeitura. A criação do portal, que pode ser acessado por smartphone, tablet ou computador, substitui um serviço que até então era prestado por uma empresa especializada. A economia gerada com a medida foi de R$120 mil/ano.
Share on Google Plus

About Redação Portal

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário