Programa LIDER vai promover Workshops para debater Educação, Tecnologia, Turismo e Mobilidade

Temas foram definidos como eixos para elaboração do Planejamento Estratégico da Região até 2030

Depois de definir a visão estratégica da região do Médio Paraíba para o ano de 2030 (MP 2030), o grupo de líderes que participa do Programa LIDER – Liderança para o Desenvolvimento Regional, desenvolvido pelo Sebrae, começa a delinear o Planejamento Estratégico da Região, que será implantado a partir de agosto deste ano e apresentado à sociedade em junho de 2019. Os líderes estiveram reunidos durante o 6º Encontro do Programa LIDER, realizado em abril, em Penedo. Como parte deste trabalho, serão promovidos quatro workshops sobre cada um dos temas definidos como opções estratégicas de atuação: Educação, Tecnologia, Turismo e Mobilidade. Os eventos serão realizados em maio, no Sebrae em Volta Redonda, e contarão com especialistas de cada uma das áreas para contribuir nesta etapa de formulação de estratégias de desenvolvimento. 
O MP 2030 definiu como visão estratégica tornar a região do Médio Paraíba desenvolvida de forma sustentável, equilibrada e integrada, com alto índice de qualidade de vida. O grupo também estabeleceu como Missão, liderar e promover ações integradas dos atores estruturantes da sociedade, visando o desenvolvimento sustentável da Região do Médio Paraíba. A realização desta Missão será pautada nos Valores estabelecidos pelo grupo: coletividade, ética, compromisso, equidade, empatia e alegria produtiva.
O LIDER
O Programa LIDER, iniciado em outubro do ano passado, vai culminar na elaboração do Plano Estratégico da Região, que está sendo estruturado por um grupo de cerca de 50 pessoas, entre empresários, representantes do Poder Público, do terceiro setor e da academia, que estão engajados em trabalhar em prol de um futuro melhor para a região. Muitas são as demandas dos 12 municípios, mas o desafio do grupo, que se reúne mensalmente desde outubro de 2017, é definir os objetivos prioritários, as metas e os prazos que sejam possíveis cumprir até 2030.
O programa está dividido em duas fases e deve ser finalizado em 2019. A Fase 1, em andamento,  terá oito meses de trabalho, foi iniciada em outubro/17 e vai até junho deste ano. Nesta fase já foram identificadas  a situação regional, o desenvolvimento da Liderança Empreendedora, os objetivos estratégicos, além de outras ações. Nesta etapa, o grupo se estruturou, construiu as estratégias de desenvolvimento e está elaborando o Plano Estratégico da região.
Na última fase, a partir de junho deste ano até setembro/19, o programa será institucionalizado, com atividades de implementação dos projetos, monitoramento de resultados e orientação no foco das ações, ampliação do grupo e amplificação dos resultados.
O LIDER é uma iniciativa do Sebrae que já vem sendo desenvolvida em 17 regiões de 12 estados brasileiros. A região do Médio Paraíba é a primeira do estado do Rio de Janeiro a iniciar o programa, reunindo líderes regionais, entre prefeitos municipais, gestores de universidades, empresas e representantes de entidades empresariais, com a missão de pensar o desenvolvimento regional de forma mais sustentável, do ponto de vista econômico e social. Os líderes regionais representam as 12 cidades da região que aderiram ao Programa. O LIDER terá a duração de dois anos, com previsão para ser finalizado em 2019.
A metodologia do LIDER surgiu em 2008 e foi concebida pelo Sebrae Nacional para mobilizar e apoiar as lideranças para a otimização dos recursos locais, com ênfase nos pequenos negócios. O objetivo é unir as lideranças de um determinado território para discutir e planejar a região a longo prazo, promovendo a qualificação dessas lideranças para a criação, formulação e implantação de um programa de desenvolvimento regional, e seus mecanismos de sustentação.
O LIDER conta com projetos em andamento nas seguintes regiões:
1.    Campanha (Bagé) e Fronteira Oeste (Uruguaiana) – RS
2.    Alto Sertão (Ilhéus e Itabuna) – BA
3.    Região Mata Norte (Goiana) – PE
4.    Região Norte de Goiás (Niquelândia) – GO
5.    Região Costa Leste (Três Lagoas) – MS
6.    Região de Salinas e microrregião do Médio Rio Grande (Passos) – MG
7.    Região do Médio Paraíba – RJ
8.    Quatro regiões no estado de Santa Catarina - SC
9.    Região Alto Sertão Sergipano (Nossa Sª da Glória) – SE
10. Região Litoral Ocidental Maranhense (Alcântara) – MA
11. Região Noroeste de São Paulo (Andradina) – SP
12. Região Caparaó (Bom Jesus do Norte) – ES
Share on Google Plus

About Redação Portal

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário