VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA CHEGOU A MAIS CINCO COMUNIDADES RURAIS NESTE SÁBADO, DIA 9

Campanha será desenvolvida em Vargem Grande, Fumaça, Jacuba,
Rio Preto e Bagagem. Já na quarta-feira, dia 13, vacinação será em Bulhões


Mais cinco comunidades rurais de Resende serão contempladas neste sábado, dia 9, com a campanha de vacinação antirrábica, desenvolvida anualmente pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em todo o município. A vacinação, que será realizada das 8h da manhã às três da tarde, é voltada para cães e gatos e beneficiará as localidades de Vargem Grande, Fumaça, Jacuba, Rio Preto e Bagagem. Já na próxima quarta-feira, dia 13, a campanha será desenvolvida no distrito de Bulhões.

A orientação do CCZ é para que todos os proprietários levem seus animais aos postos, já que a vacinação é a única forma de proteção contra a doença. Ainda de acordo com o Centro, a vacina é contra indicada apenas para animais com menos de quatro meses de idade e para as fêmeas prenhes, que devem ser levadas ao CCZ para receber a dose após o parto.

Algumas medidas de segurança são recomendadas para garantir a segurança dos animais e também das pessoas no ato da vacinação. Segundo os técnicos do CCZ, o ideal é que os cães sejam conduzidos até o posto com guia e coleira, caso sejam considerados mansos, e também com focinheira, se forem mais agressivos. Já os gatos devem ser levados em caixas ou gaiolas para evitar fugas ou que sejam atacados por cachorros.
- É importante que os proprietários de animais domésticos, como cães e gatos, estejam atentos a realização da campanha antirrábica anual e não deixem de imunizar seus bichos, pois a vacina é a única forma de evitar esta doença – explica o diretor do CCZ, Felipe da Silveira Quinane, lembrando que as doses têm validade por um ano, o que significa que os animais imunizados no ano passado precisam tomar a vacina este ano novamente.
A raiva é uma doença grave e letal em quase 100% dos casos, que se manifesta por sintomas neurológicos. Ela é transmitida por mamíferos através de contato com a saliva do animal doente por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura. Os principais transmissores dessa enfermidade são animais silvestres, como morcegos, raposas e macacos.

Serviço:

Vacinação antirrábica

Sábado, dia 9, das 8 às 15h: Vargem Grande, Fumaça, Jacuba, Rio Preto e Bagagem

Quarta, dia 13: Bulhões
Share on Google Plus

About Redação Portal

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário