MUTIRÃO ATENDERÁ MAIS DE MIL PACIENTES COM REALIZAÇÃO DE EXAMES ATÉ AOS DOMINGOS, EM RESENDE

Ação deverá zerar, em menos de três meses, filas de espera
por exames de ressonância, cardiovasculares e oftalmológicos


Cerca de 1.300 pacientes que aguardam por exames como Ressonância Magnética; Densitometria Óssea; Holter; Tomografia de Coerência Óptica (OCT) e Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA) serão beneficiados com a realização de um novo Mutirão da Saúde, iniciado pela Prefeitura no último domingo, dia 1º de julho. A iniciativa, que tem por objetivo zerar as filas de espera por esses procedimentos, considerados de alta complexidade, faz parte da segunda etapa do projeto, que no ano passado conseguiu colocar em dia os exames de mamografia e ultrassonografia transvaginal, aguardados por algumas mulheres por cerca de dois anos.

O objetivo da ação, montada pela Secretaria Municipal de Saúde, é viabilizar o diagnóstico de pessoas que estão há algum tempo aguardando na fila para serem atendidos. Para tanto, agentes de saúde entrarão gradualmente em contato com os pacientes para informar sobre os dias e horários da realização dos exames, que estão sendo feitos através de prestadores de serviços privados, inclusive aos domingos para agilizar ainda mais o atendimento. Um das maiores preocupações da Secretaria é acelerar a realização dos exames de ressonância magnética, que tem cerca de mil solicitações.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Alexandre Vieira, o problema, que já existia desde o final de 2015, só não foi solucionado anteriormente, porque a Prefeitura precisou buscar recursos para colocar em prática esta ação, que custará aproximadamente R$ 500 mil aos cofres públicos.

- Além da questão financeira, uma das dificuldades que encontramos para realizar os procedimentos e zerar a fila de espera, principalmente por exames de ressonância magnética, foi a falta de disponibilidade do prestador de serviço, que já estava com a maioria dos dias e horários do equipamento comprometidos. Mas, agora, conseguimos sensibilizar a direção do hospital, que não só estendeu seu horário de funcionamento, como também passou a atender nossos pacientes aos domingos – disse Alexandre Vieira.

Segundo ele, além do atendimento no final de semana, o que faz com que a fila de espera ande mais rápido, a Prefeitura também conseguiu outra importante conquista com relação à realização dos exames de ressonância: a redução do valor pago ao prestador de serviço, que ficou cerca de 20% menor do que o que era praticado pela administração passada, em 2016.

- Em nosso primeiro ano de gestão conseguimos agilizar os atendimentos na área da saúde, atendendo mais de 6.000 pessoas que aguardavam, por cerca de dois anos, pela realização de consultas e exames. Agora, estamos trabalhando para zerar a fila de espera por esses exames mais complexos e, finalmente, conseguirmos colocar toda a Rede Municipal de Saúde em dia – acrescentou o prefeito Diogo Balieiro.
Share on Google Plus

About Redação Portal

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário