Obras e manutenções nas escolas municipais preparam para o volta às aulas


Visando garantir mais conforto e segurança aos alunos e profissionais das escolas da rede municipal de ensino, a Secretaria de Educação, Cultura e Turismo, em parceria com as secretarias de Saúde, de Obras e Serviços Públicos, e de Ordem Pública, realizou reformas e manutenções nas escolas, executadas em três frentes: dedetização, pintura e limpeza. O semestre letivo começa na próxima segunda-feira, 30, para os mais de 3.593 alunos matriculados nas 10 unidades de ensino municipais. As obras aconteceram nesse último período de férias escolares.

Cozinheiras da rede municipal de ensino participam de capacitação visando o aperfeiçoamento dos trabalhos nas últimas terça e quarta-feira, 24 e 25. A atividade que ocorreu no CIEP 487 Brizolão Oswaldo Luiz Gomes, foi destinada às servidoras de todas as unidades escolares que fazem parte do quadro de profissionais. No total, 40 profissionais integraram o curso.

A formação que foi dividida em dois dias, permitiu ao grupo que participasse de palestras sobre noções básicas de nutrição, boas práticas de manipulação de alimentos para os alunos, normas de vigilância e armazenamento e de dinâmicas de integração.

Ao final de cada curso, um certificado garante a presença e a informação abordada. “O documento oferece um incentivo para o conhecimento adquirido e estimula a participação das profissionais para o aprimoramento dos trabalhos prestados”, comenta o palestrante, que é nutricionista e responsável técnico, Ilton Moura.

Nessa quinta-feira, 26, a ação de dedetização em todas as unidades de ensino municipal foi concluída pela equipe da Vigilância Sanitária que atuou em conjunto com a Defesa Civil. A dedetização evita que baratas, mosquitos, formigas, ratos, escorpiões e outros bichos se instalem no pátio, nas salas de aula, corredores e refeitórios das escolas. Desta forma, visamos garantir a integridade do ambiente escolar. “Essa dedetização não oferece risco direto à saúde humana, mas elimina todo foco de pragas”, garante o supervisor, Wendell Reis da Silva.
Os profissionais também realizaram vistorias nas unidades de ensino quanto à segurança, verificando extintores de incêndio, a existência de casas de marimbondos e outros insetos, emitindo relato de eventuais pendências a Educação.

Foi realizada na E.M. Patrícia Pineschi, serviços de pintura e de eliminação de umidade, presente nas salas de aula. “Inserimos na parte inferior dos pisos um revestimento de cerâmica, para fazer essa função”, explicou o secretário de Obras e Serviços Públicos, Luiz Tavares.
Nessa última semana do período de recesso escolar a equipe de limpeza esteve realizando, no pátio das unidades, os últimos retoques referentes à manutenção. Serviços de capina, roçada e varrição concluíram os trabalhos para tornar mais agradável e seguro o retorno dos alunos às aulas.

Fotos: Dorinha Lopes
Share on Google Plus

About Redação Portal

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário